córrego - meaning and definition. What is córrego
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is córrego - definition

CURSO D'ÁGUA DE PEQUENO PORTE
Córregos

Córrego         
m.
Regueiro, sulco aberto pelas águas correntes.
Caminho estreito entre montes ou entre muros.
Atalho fundo.
(Do lat. corrugus)
córrego         
sm (lat corrugu)
1 Sulco aberto pelas águas correntes; regueiro.
2 Ribeiro de pequeno caudal; riacho.
3 Caminho estreito entre montes ou entre muros.
4 Atalho fundo
C. seco: sulco torrencial temporário.
Córrego         
thumb|250px|[[Carandiru (córrego)|Córrego Carandiru cortando o Parque da Juventude, na Zona Norte de São Paulo.]]

Wikipedia

Córrego

Córrego, arroio (português brasileiro) ou ribeiro (português europeu) é um corpo de água corrente de pequeno porte. Rotineiramente, é utilizado para se referir a algo de menor tamanho que um riacho.

Caracterizado por apresentar uma geometria que varia em média de 30 cm a 250cm de largura e cerca de 20 cm a 100 cm de espessura da lâmina d'água. São muito importantes, pois representam basicamente o início de um rio e portanto, fundamentais para o fluxo de água dentro de uma ou mais bacias hidrográficas, pois captam e drenam a água das chuvas e, principalmente, das nascentes. por isso, são vitais para a formação dos rios e de seus afluentes.

Nasce em áreas mais elevadas do relevo e descem o relevo erodindo ou cortando solos pouco profundos associados com a presença de rochas em seu substrato. Os córregos são grandes responsáveis pelo abastecimento hídrico de grandes represas e/ou reservatórios de água que se destinam ao abastecimento público e geração de energia elétrica. Nas últimas, verifica-se que, tanto em áreas urbanas quanto em áreas rurais, suas nascentes e seus pequenos canais estão sendo afetados negativamente por uso e ocupações de terrenos que desprezam um estudo geoambiental que leve em consideração o tipo de uso e ocupação a que se destina e as características físicas e biológicas da geografia local. Uma vez ocupada, as margens de córregos podem ser grandes produtoras de entulhos, resíduos, sedimentos, esgoto, e agrotóxicos que podem colocar em suspeita o uso do recurso hídrico de uma ou mais bacias hidrográficas, colocando a saúde pública em risco e o desenvolvimento de um região geográfica.